Shell Helix proporciona proteção e limpeza para ajudar seu motor a alcançar o melhor desempenho. É uma linha de lubrificantes que atende às exigências das principais montadoras, além de ser a marca líder mundial em vendas por 11 anos consecutivos.*
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Lubrificantes Shell Helix totalmente sintéticos são fabricados a partir de 100% de base sintética e aditivos de alta qualidade para alcançar níveis de desempenho mais elevados do que os de tecnologia sintética e óleos minerais. Para esses óleos de base sintética de alta qualidade somamos a nossa Tecnologia de Limpeza Ativa para criar um óleo de motor que ajuda a proporcionar uma limpeza superior e proteção para os motores de hoje.
Shell Helix semissintético ou óleos de “tecnologia sintética” fazem uso de ambas as unidades sintética e de base mineral para atingir níveis de desempenho mais elevados do que podem ser formulados a partir de óleos minerais sozinho. Com a nossa tecnologia de limpeza ativa, os lubrificantes para motor Shell Helix de tecnologia sintética vão continuar limpando e protejendo para ajudar a manter o seu motor novo, e eles fornecem óleo baixo para diminuir a frequência do abastecimento.
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Viscosidade é um critério importante de qualquer óleo lubrificante. É uma medida da espessura do fluido ou a resistência para fluir. Por exemplo, o mel é grosso e a água é fina, assim o mel tem uma viscosidade maior do que a água. A viscosidade do óleo precisa se adequar às temperaturas ambientes corretas. Se estiver muito grosso quando o motor estiver frio, ele não se movimentará pelo motor. E se ele se tornar muito fino quando o motor estiver quente, não dará a proteção certa para as partes do motor.
A otimização da viscosidade ou espessura de um óleo ajuda a maximizar a eficiência energética, evitando o desgaste dos componentes.
Os modificadores de viscosidade aumentam a viscosidade do seu óleo em temperaturas altas, mas têm pouco efeito sobre a viscosidade em temperaturas baixas. Estes permitem que o seu óleo flua adequadamente quando estiver frio e também permaneça suficientemente espesso para proteger os seus componentes de motores em temperaturas altas.
Os óleos de baixa viscosidade, como o Shell Helix Ultra, tornam a partida a frio mais fácil para o seu motor, pois apresentam menor resistência aos elementos móveis e, portanto, consomem menos energia do motor. Isto também significa que você fará uma maior economia de combustível.
Para encontrar a viscosidade do óleo certa para o seu motor, verifique as recomendações do seu fabricante e tenha em mente as condições climáticas de onde você vive e dirige. Para conhecer nossa recomendação, experimente nossa ferramenta simples e rápida, o Shell LubeMatch.
Existem dois tipos principais de óleo básico: o mineral e o totalmente sintético.
Os lubrificantes para motores chamados de "semissintéticos" ou "de tecnologia sintética" contêm uma mistura destes dois tipos.
Os óleos minerais básicos vêm do petróleo bruto, que é processado em uma refinaria para separar as frações com propriedades de lubrificação úteis e remover os componentes indesejáveis, tais como as ceras. Ao contrário de alguns fabricantes de lubrificantes para motores, a Shell produz os seus próprios óleos minerais básicos de primeira classe, selecionando o melhor petróleo bruto e empregando procedimentos rigorosos de controle de qualidade em todo o processo de produção.
Os óleos básicos sintéticos fornecem um desempenho melhorado porque são confeccionados utilizando-se um processo químico mais caro do que o utilizado na produção do óleo mineral. Por causa disto, os óleos totalmente sintéticos, como o Shell Helix Ultra, fluem mais facilmente a temperaturas de partida, quando ocorre o maior desgaste. Eles são mais resistentes ao calor e podem ser protegidos mais facilmente por aditivos antioxidantes (a oxidação é um processo degenerativo natural que ocorre no óleo ao longo do tempo). Além disso, eles são também menos voláteis do que os óleos minerais.
Experimente nossa ferramenta Shell LubeMatch e veja qual é o lubrificante recomendado para seu veículo.
Os aditivos de desempenho fornecem proteção extra para o óleo básico e o habilitam a proteger e a limpar o seu motor, ajudando-o a trabalhar mais por mais tempo. Eles vêm em vários tipos, que devem ser cuidadosamente selecionados e misturados para fornecer um excelente desempenho:
Os detergentes mantêm o motor limpo e neutralizam os ácidos corrosivos que se formam quando combustível é queimado.
Os dispersantes removem a fuligem e a borra e as mantêm em suspensão no óleo para evitar entupimentos. Esta sujeira pode então ser removida do seu motor na próxima troca de óleo.
Os aditivos antidesgaste protegem o seu motor através da formação de uma camada química entre as partes móveis. Estes aditivos são particularmente importantes ao dirigir com cargas pesadas ou durante a partida do motor.
Os antioxidantes ajudam a retardar a degradação natural do óleo do seu motor e, por isso, protegem seu motor de forma mais eficaz por mais tempo.
Os modificadores de atrito reduzem a resistência entre as partes móveis para aumentar a economia de combustível.
Aditivos anticorrosivos são elementos essenciais que impedem a corrosão do motor.
Existem algumas classificações que são utilizadas. Comentamos algumas delas abaixo:
SAE – Indica a característica de fluidez e de viscosidade de operação do lubrificante, seja a baixa ou altas temperaturas.
ACEA ou API – Indica a classificação de desempenho do lubrificante. Esses órgãos se unem a outros importantes atores da indústria de lubrificantes para estabelecer métodos e critérios de teste para cada classificação de lubrificante. Vale citar que cada classificação é criada para atender as necessidades tecnológicas dos motores e por essa razão elas evoluem juntamente com essas tecnologias.
ILSAC – Define junto com a API os níveis de desempenho do lubrificante, incluindo testes de economia de combustível, compatibilidade com os sistemas de emissões, compatibilidade com etanol e resistência contra oxidação em motores com turbo-compressores.
JASO – Define a característica de fricção proporcionada pelo lubrificante nos sistemas de embreagem úmida de motocicletas com sistemas intergrados (motor/transmissão).